segunda-feira, 26 de março de 2012

O must have da mulher do século XXI


Após os desfiles de moda da última temporada, a camisa de seda dominou as ruas! É a queridinha da estação e não pode faltar no guarda roupa das mulheres antenadas do século 21. Depois de anos guardada no armário, o uso da camisa com jeans, saia lápis e terninho passou a ser uniforme feminino!

Carine Roitfeld - stylist e ex-editora da Vogue Paris, lançou a tendência em 2010. Ela adotou o modelo com bolsos frontais, usada com as mangas dobradas presas com botão. A peça que havia sido desenvolvida por seu marido, Christian Restoin, nos anos 1980, passou por um renascimento. Após a tendência estourada, já se via nas lojas diversas releituras do modelo clássico. As camisas de seda apareceram com gola, laço no pescoço, mangas bufantes ou punhos lisos. Tornou-se um viral nas ruas e serve para qualquer clima.

A seda é um dos tecidos mais nobres do mundo, o valor da peça ainda assusta; por isso, as redes de fast fashion começaram a produzir modelos em tecidos sintéticos que têm o caimento semelhante ao da seda, mas nem sempre com texturas tão agradáveis.  Imitações de seda são comuns de encontrar. O custo da peça é mais barato e nem sempre o benefício é ruim, porque o custo da peça não significa que ela seja de baixa qualidade. Basta saber diferenciar os materiais sintéticos ruins dos bons.

A finura dos fios é o que define a qualidade do tecido. Quanto mais fino e maleável, mais elaborado é o produto. Sendo assim, quanto mais sensível ao toque, melhor a qualidade. Os tecidos muito ásperos e com aspectos de plástico — normalmente alguma variação de poliéster — não deixam o corpo respirar. O que pode causar suor excessivo e, conseqüentemente, deixar odor na roupa. Em algumas pessoas, pode até dar alergia.



Leia a etiqueta: No caso da camisa, existem fibras sintéticas boas, como modal e poliamida, que podem ser misturadas com outros fios naturais, como a seda.  O resultado fica bom.  Quem for escolher o poliéster, escolha os tecidos sensíveis ao toque e que são misturados com outras fibras naturais ou sintéticas. A viscose e as misturas de viscose podem substituir a seda e suas variações, apesar do tecido ser opaco, também dá um caimento interessante à camisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário